Asides

Sempre gostei de cozinhar, mas sou do tipo que abre a geladeira e improvisa com o que tem. Não gosto de desperdiçar comida e fico muita braba comigo quando alguma coisa estraga e vai para o lixo.

É claro que não crio do nada, me baseio em algumas receitas, retiradas de blogs, livros de receitas, programas de TV e de ideias de alguns amigos. Tudo de maneira despretensiosa, procurando novos temperos, ingredientes e abusando deles. Nem sempre deu tudo certo, já comi muito doce azedo, carne dura e bolo abatumado, mas isso faz parte da minha experiência culinária.

E nesse tempo, fui buscando os utensílios corretos, ampliando o meu arsenal e aprendendo a usá-los. Porém, ao mesmo tempo que estava me aprofundando e comprando o que precisava, não seguia as receitas e não anotava as minhas adaptações, então muita coisa foi se perdeu.

Percebi isso no dia em que fiz um cupcake de bergamota para levar pro trabalho. Todo mundo elogiou e eu queria refazer, porém já não lembrava quais ingredientes e medidas que eu havia usado: iogurte e manteiga ou só iogurte? Qual foi a quantidade de suco? E aí lembrei que o mesmo aconteceu com o muffin de aveia com maçã, criado no improviso, a torta de frutas vermelhas, a geleia de kiwi, os frostings…

Então decidi que está na hora de mudar! Vou começar a guardar as minhas receitas, tentar recuperar algumas que se perderam, e registrar as comidinhas que faço para a família e amigos.

Começando a anotar