Cupcake de limão, com recheio de frutas vermelhas e branquinho de limão.

Ganhei no sítio um monte de limão bergamota (ou limão cravo). Esse limão lembra a minha infância, pois havia um pé plantado na casa de alguns parentes e, se não me engano, na minha casa durante algum tempo também teve. Lembra também a caipirinha no domingo de churrasco, quando o meu pai deixava eu chupar o limão que ficava no fundo do copo, cheia de açúcar, depois dele ter terminando de beber.  Para mim esse limão sempre significou doçura!

Aproveitei para fazer cupcakes usando uma receita da minha recente aquisição: “Fazendo Cupcakes com Lola”. Recheei com uma geleia de frutas vermelhas e de cobertura usei um branquinho (ou brigadeiro) de limão.

A receita do cupcake foi adaptada da receita do Cupcake Cosmo, que leva uma cobertura de manteiga com romã e glacê de Grand Marnier.

O resultado é um cupcake bem sequinho, sem muito sabor de limão. Lembro que já fiz outra receita mais saborosa, maaaaasssss perdi a receita porque não anotei, hehehe!

Fiz a metade da receita abaixo, pois queria só 6 unidades e deu certinho.

Cupcakes de limão (rende 12 unidades)

– 130g de açúcar,

– 150g de farinha de trigo,

– 1/2 colher de chá de fermento em pó,

– 1 pitada de sal,

– 65g de manteiga em temperatura ambiente,

– 2 ovos (usei caipiras),

– 75ml de leite,

– 2 colheres de sopa de suco de limão.

Numa tigela peneirei a farinha, fermento e sal. Em outra vasilha bati a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e claro. Depois adicionei os ovos e bati bem. Misturei o leite e o limão. Aos poucos fui incorporando os ingredientes secos peneirados, até que todos os ingredientes estivessem incorporados.

Assei o forno pré aquecido por 20 min.

Branquinho de Limão (ou Brigadeiro de Limão)

– 1 lata de leite condensado.

– 5 colheres de sopa de suco de limão.

Misturei o leite condensado com o limão e levei essa mistura ao microondas por 5 min. Na metade do tempo tirei a mistura do forno, mexi e deixei preparando o resto do tempo. Por causa do limão o branquinho fica mais aspero, mas nada que comprometa o sabor.

Na hora da montagem fiz um furo no cupcake, recheei com uma geleia de frutas vermelhas (receita parecida com a compota de amoras), recoloquei a tampinha do furo, coloquei uma colherada generosa do branquinho de limão e finalizei com uma framboesa.

Tagged , , ,

Leave a comment