Bolo de Cenoura de Liquidificador

Ontem estava com vontade de comer um bolinho. Dia de chuva pede uma gordice. Como comprei cenouras na feira, vamos de Bolo de Cenoura de Liquidificador.

Há algum tempo eu não fazia um bolo de cenoura, lembro que sempre ficavam abatumados, mas bolo de cenoura é tão gostoso. Resolvi tentar mais uma vez e fui lá catar o livro de Cupcakes que ganhei da minha “filha” Gabi. Além disso queria usar uma das farinhas que comprei no Uruguai, pois aqui não é fácil encontrar farinhas de diferentes tipos.

A cobertura ficou por conta das goteeeeeenhas de chocolate Mavalério e o creme de leite light que tinha  na geladeira. Sinceramente, não sei porque compro do light, pois o que ajuda a deixar a cobertura gostosa é a gordura do creme de leite. Compro do light imaginando que vou usar em molhos de queijo, mas eles sempre acabam indo pros doces.

Existem várias receitas de ganache por aí e há algum tempo fazer ganache pra mim era fácil, era só derreter 2 barras de chocolate qualquer e colocar uma caixinha de creme de leite. Mas aí comecei a tentar outras coisas e não tenho acertado mais. Vou tentar dia desses fazer uma experiência com diferentes tipos de chocolate, cremes e técnicas.

Bolo de Cenoura  (receita inspirada no Livro Cupcakes da Larousse, com medidas adaptadas)

Rendimento: 12 unidades

- 1 xícara de farinha de trigo (usei a 000)

- 1/2 xícara de cenoura crua picada

- 2 ovos

- 1/2 xícara de óleo (usei o Salada 3 sementes)

- 1 xícara de açúcar (usei o demerara)

- 1 colher de chá de fermento

Antes de começar liguei o forno para aquece-lo e preparei a forma com os papelotes.

Bati os ingredientes líquidos+açúcar usando o mixer e na seguinte ordem: ovos, óleo, açúcar e cenouras. Quando a mistura ficou homogenia, troquei a lâmina pelo fouet (batedor de claras) e fui adicionando aos poucos a farinha misturada com o fermento. Tentei não mater demais.

Enchi 3/4 das forminhas com a massa, usando a jarrinha do mixer e coloquei no forno a 200ºC para assar.

Depois de uns 15 min fui ver como estavam os bolinhos e eles haviam crescido bastante. Poderia ter enchido só até metade das forminhas. Deixei mais uns 5 min no forno e ficaram bem assadinhos. Levei pra grade de resfriamento e enquanto isso fui fazer a cobertura. Tá, primeiro comi um bolinho e a massa estava muito fofinha e até bem doce para meu gosto. Possivelmente irei diminuir a quantidade de açúcar na próxima.

Ganache de chocolate – “experimento”

- 1 xícara generosa de gotinhas de chocolate (usei o Mavalério)

- 3 colheres de sopa de creme de leite light – Tipo Nata (34% de gordura)

Derreti o chocolate no microondas e adicionei a primeira colher do creme de leite gelado e tomei um susto: o chocolate começou a ficar duro. Coloquei mais uma colher e ele ficou ainda mais duro, então voltei com o chocolate pro microondas mais alguns segundinhos. Ele ficou molinho e coloquei mais uma colher do creme de leite, daí ele ficou com uma boa consistência, só que na minha consciência sei que não estava fazendo certo. Na próxima vou seguir a receita da Martha Stewart ou esta receita do Savory Sweet Life.

Passei esse “experimento” para um saquinho tipo ziploc, cortei a pontinha e confeitei os cupcakes.

Com essa quantidade de ganache consegui confeitar 7 bolinhos, para cobrir tudo precisaria dobrar a receita. Quando a ganache esfriou ele ficou bem durinha o invés de mais cremosa.

Os cupcakes depois de confeitados ficaram assim:

About these ads
Tagged , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: